EFIS

 http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRiafUN6-_Gf4OpoMMaQ3ta7THI9KivazG-H5QfvUBEjoPBdc-R

EFIS (Electronic Flight Instrument System )

YTRYR

Sistema de instrumentos electrónicos de vôo

EFIS, é um vôo convés sistema visor do instrumento em que a tecnologia de display utilizado é eletrônico e não eletromecânicos. Apesar de tubo de raios catódicos (CRT) foram utilizados na primeira, ecrãs de cristais líquidos (LCD) são agora mais comum. O indicador diretor complexo eletromecânico atitude (DDA) e indicador de situação horizontal (HSI) foram os primeiros candidatos para a substituição de EFIS. No entanto, agora existem poucos instrumentos de voo da plataforma para a qual não display eletrônico está disponível.

Descrição

Instalações EFIS variam muito. Um avião luz pode ser equipado com um visor, no qual são apresentados os dados de vôo e de navegação. Um avião de fuselagem larga é provável que tenha seis ou mais unidades de visualização.  Mostra típica EFIS e os controles podem ser vistos no presente B737 informações técnicas Web site. Os instrumentos equivalentes eletromecânicos também são mostrados aqui.  Uma instalação EFIS terá os seguintes componentes:

  • exibe
  • controles
  • processadores de dados

A EFIS básica pode ter todas estas facilidades na unidade um.

Expositores

No convés de vôo, as unidades de exibição são as partes mais evidente de um sistema EFIS, e são as características que dão origem ao nome de "glass cockpit". A unidade de visualização tomando o lugar da ADI é chamado a mostrar informações primárias de vôo (PFD). Se uma visualização separada substitui o HSI, ela é chamada a tela de navegação.  Os nomes Electronic Attitude Director Indicator and Electronic Horizontal Situation Indicator são utilizados por alguns fabricantes.[1] No entanto, uma ADI simulado é apenas a peça central do PFD. Informações adicionais estão ambos sobrepostos e dispostos em torno deste gráfico.  Monitores multifuncionais pode render um ecrã de navegação separada desnecessários. Outra opção é usar um telão para mostrar tanto o PFD e ver a navegação.  O PFD e ver a navegação (e multi-função, caso existam) são freqüentemente fisicamente idênticos. A informação exibida é determinada pelo sistema de interfaces onde as unidades de exibição são instalados. Assim, poupa exploração é simplificado: a unidade do visor pode ser montado em qualquer posição.  Os ecrãs de LCD gera menos calor do que os CRTs, uma vantagem em um painel de instrumentos congestionadas. Eles também são mais leves, e ocupam um volume menor.

Painéis de controle

Os pilotos são fornecidos com os controles, com os quais eles selecionam mostrar alcance e modo (por exemplo, mapa ou bússola) e inserir os dados (como o título selecionado).  Onde as entradas pelo piloto são utilizadas por outros equipamentos, barramentos de dados broadcast seleções do piloto para que o piloto só precisa entrar na seleção uma vez. Por exemplo, o piloto escolhe o nível desejado-off de altitude em uma unidade de controle. O EFIS repete esta altitude selecionada na PFD e comparando-a com a altitude real (a partir do computador de dados aéreos) gera uma tela de erro de altitude. Esta seleção de mesma altitude é usada pelo sistema de controlo automático de nível fora, e pelo sistema de aviso de altitude para fornecer avisos adequados.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSuHBP--OVrS9KimdPvC8h9qgP7BOiE3YVFVKZiEIp1s4ibMJMm

Processadores de dados

O display EFIS visual é produzida pelo gerador de símbolo. Este recebe entradas de dados do piloto, os sinais dos sensores e seleções formato EFIS feito pelo piloto. O gerador de símbolo pode ir por outros nomes, tais como exibição de processamento do computador, a unidade eletrônica de exibição, etc  O gerador símbolo faz mais do que gerar símbolos. Ele tem (pelo menos as instalações) de acompanhamento, um gerador de gráficos e um driver de vídeo. Entradas de sensores e controles chegam através de barramentos de dados, e são verificados quanto à validade. Os cálculos necessários são realizados, e os gráficos gerador e controlador de visualização produzir os insumos para as unidades de exibição.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSwZ4HNQS2bqtUYiexZIEoZ9H6TyLdjL2xsg_9qfEkX0sDRQdXGpw

 

Monitoramento

Tal como os computadores pessoais, sistemas de voo por instrumentos necessidade de power-on-auto-instalações de teste e auto-monitoramento contínuo. Sistemas de instrumentos de vôo, no entanto, precisam de capacidades de monitorização adicionais:

  • validação de entrada: verificar que cada sensor está fornecendo dados válidos
  • Os resultados de comparação: cross entradas de seleção de sensores repetido
  • acompanhamento display: detectar falhas no sistema de instrumentos

Prática antiga

Tradicional (eletromecânica) mostra foram equipados com Synchro mecanismos que possam transmitir, para um instrumento de comparação, o pitch, roll e posições que estavam realmente a ser mostrado no Capitão e Primeiro Oficial (M / F) instrumentos. O comparador alertou para as diferenças excessivas entre o capitão e F / exibe O's. Ainda falta um tanto quanto jusante] como uma jam em, digamos, o mecanismo do rolo de uma ADI provocaria um aviso de comparação.  O comparador de ambas, assim, instrumento de acompanhamento e monitoramento de comparação mostrar.

Acompanhamento Comparador

Com EFIS, a função de comparação é tão simples como sempre. É o rolo de dados (ângulo de inclinação) do sensor 1 o mesmo que o rolo de dados do sensor 2? Se não, coloque uma legenda de advertência (tais como CHECK ROLL) Em ambos os PFDs.

Acompanhamento Display

Um display EFIS não permite a fácil transmissão do que é mostrado no visor. O que é necessário é uma nova abordagem para mostrar acompanhamento que fornece segurança equivalente ao do sistema tradicional. Uma solução é manter a unidade do visor tão simples quanto possível, de modo que não  é capaz de introduzir erros. A unidade de visualização funciona ou não funciona. Uma falha é sempre óbvio, nunca insidioso. Agora, a função de monitoramento pode ser deslocado upstream[3] à saída do gerador de símbolo.  Nesta técnica, cada gerador símbolo contém dois canais de monitoramento mostrar. Um canal, o mercado interno, as amostras de saída do gerador de seu próprio símbolo para a unidade de visualização e calcula, por exemplo, o rolo de atitude deve produzir essa indicação. Esta atitude roll computadorizada é então comparada com a entrada de atitude roll para o gerador do símbolo da INS ou AHRS. Qualquer diferença foi provavelmente introduzido pelo processamento defeituoso, e dispara um aviso na tela relevantes.  O canal de controlo externo exerce a mesma verificação no gerador símbolo do outro lado do convés de vôo: o gerador de Capitão do símbolo verifica a F / S, a F / O controlo é o do Capitão. Qualquer que seja o símbolo gerador detecta uma falha, coloca um aviso no seu próprio monitor.  O canal de controlo externo também verifica sensor de insumos (para o gerador de símbolos) de razoabilidade. A entrada espúrias, como um rádio altura maior que o máximo que o altímetro de rádio, resulta em uma advertência.

Factores humanos

Clutter

Em várias fases de um vôo, o piloto utiliza diferentes combinações de dados. Idealmente, apenas os dados em uso seria exibido, mas um instrumento eletromecânico tem de ser vista em todo o tempo. Para melhorar a nitidez da tela, intrincados mecanismos são utilizados em doses diárias e HSIS para remover indicações supérfluas temporariamente por exemplo, removendo a escala de desvio quando não estiver sendo usado.  Com EFIS, algumas indicações (por exemplo, a vibração do motor) pode não ser exibida em condições normais. Se os limites forem ultrapassados, então a leitura será exibida. De modo semelhante, EFIS é programado para mostrar a escala de desvio e ponteiro apenas durante um ILS aproximar.  Se uma falha de dados de entrada for detectado, os instrumentos electromecânicos acrescentar ainda um outro indicador para o mostrar. Normalmente, um bar é interrompida entre os dados errados. EFIS, por outro lado, elimina dados inválidos do visor e substitui uma advertência adequada.

Cor

Embora a cor tem sido utilizada em instrumentos tradicionais, é restrita a ajudar na identificação dos dados. Não há meio de mudar a cor de qualquer componente mostrar.  Essa restrição foi levantada com EFIS. Por exemplo, quando um avião se aproxima do desvio, uma legenda azul pode indicar desvio está armado, a captura pode mudar a cor para verde.

Vantagens

EFIS oferece versatilidade evitando algumas das limitações físicas dos instrumentos tradicionais. Assim, a mesma tela que mostra um indicador de desvio de curso, pode ser mudada para mostrar a faixa prevista fornecidos por uma área de navegação ou um sistema de gestão de voo. Se desejar, a imagem radar meteorológico pode ser sobreposta sobre a rota mostrada. O flexibilidade proporcionada por modificações de software, minimiza os custos quando o equipamento de aeronaves novas e novas regras são introduzidas. O sistema EFIS pode ser atualizado com um novo software para estender as suas capacidades. Tais actualizações introduzidas na década de 1990 incluíram GPWS reforçadaE TCAS.  Um certo grau de redundância está disponível, mesmo com a instalação simples de dois EFIS tela. Caso o PFD falhar, a transferência de comutação reposiciona sua informação vital para a tela normalmente ocupado pela exibição de navegação.